quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

LIBERDADE DE IMPRENSA? NEM PAGANDO

.
Caro Professor,

nós, advogados solidários com os trabalhadores presos, tentamos publicar uma nota paga no Diário Catarinense, mas os hipócritas que vivem falando em liberdade de imprensa nos responderam que só publicariam referida nota se tirássemos o parágrafo onde denunciávamos a criminalização das lutas sociais.

Para esta gentinha, liberdade de imprensa só para quem defende a
concentração de riqueza.

Muito bom o teu escrito. Parabéns.

Rosângela de Souza - oab/sc:4305

___________________________________


Lamentável a matéria de capa do DC (29/01/10) sobre a "suposta invasão" do MST em áreas de ZPE e do BNDES. A matéria toma partido contra o MST, criminalizando-o, ao fazer coro com o comandante da Polícia Militar e os representantes do Judiciário e do MP.

Em nenhum momento, na matéria, se fala que as pessoas presas como criminosas, estão fazendo a justa luta por igualdade social, por Reforma Agrária, que é uma das maneiras de distribuir terra e renda nesse país campeão da iniquidade.

O jornalista reproduz uma citação atribuída a um tal major de que "Cada líder comunitário que recrutasse 10 famílias ganharia R$ 2 mil de prêmio ". Que piada, não fosse trágica a leviana acusação sem provas. Essa afirmação aí postada transmite ao leitor duas impressões falsas: primeiro de que o MST teria dinheiro sobrando, segundo de que estariam agindo "pela baderna" e não com propósitos sociais.

Repudio ações dessa natureza do ministério público, do judiciário e da polícia militar, pois que se revestem de um caráter fascista. Trata-se de uma ofensiva da direita contra o povo, através da tentativa de criminalizar os movimentos sociais. Como na época das ditaduras (Vargas e militar) se trata movimento social como "caso de polícia". E enquanto isso assistimos os verdadeiros criminosos impunes, dando entrevistas na televisão, dirigindo parlamentos, em governos estaduais, acobertando bandidos, roubando descaradamente o dinheiro do povo... Mas para essa gente "fina" não tem cadeia, não pode usar algema e nem fazer escuta telefônica.

Como parte de nosso trabalho como professor de Universidade pública, temos prestado assessoria técnica gratuita à famílias de pequenos agricultores e assentados da Reforma Agrária. Trata-se de gente honesta, trabalhadora e lutadora. É essa gente que produz o alimento que todos nós comemos. Seria bom o DC mostrar o "outro lado", os frutos da Reforma Agrária, que tirou gente da miséria, que resultou em maior produção de alimento, que enfim deu cidadania a milhões de brasileiros que de outra forma estariam nas perfierias da cidade sendo vítimas e aumentando a violênca social.


Saudações, Luiz C. P. Machado Filho


-----------------------------


Professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho,
Ph.D LETA - Laboratório de Etologia Aplicada, UFSC
Florianópolis, SC - BRASIL
http://www.leta.ufsc.br/

Recebido por e-mail da rede castorphoto, distribuído pelo jornalista e escritor Raul Longo, colaborador desta nossa Agência AssazAtroz

Leia também:

A NAVE DOS INOCENTES

http://assazatroz.blogspot.com/2010/02/nave-dos-inocentes.html

Polícia catarinense prende líderes do MST em "ação preventiva"

http://assazatroz.blogspot.com/2010/01/policia-catarinense-prende-lideres-do.html

Ilustração: AIPC - Atrocious International Piracy of Cartoons

.

PressAA

.




Nenhum comentário: